top of page
Barbeiros
SALÃO POPULAR (BARBEARIA DO RABELO)
Na primeira cadeira está Jair Lacerda fazendo a barba de Márcio Hastenreiter.
Antônio José Rabelo, proprietário da barbearia, está em pé na segunda cadeira, atendendo um cliente.
A Barbearia Popular ficava na Praça João Pinheiro, ao lado de onde hoje é o Banco Itau.
Abaixo temos a placa esmaltada do Salão Popular, do acervo do Memorial Municipal de Muriaé,
doada por Paulo Roberto Barros Silva (Paulinho da Rádio Muriaé).
Os 4 irmãos barbeiros
BARBEARIA SÃO JORGE
Bento Rodrigues Ferreira, aparece em primeiro plano. No fundo, à esquerda, aparece Rubens Marcelo de Lima que nessa época engraxava sapatos dentro da barbearia e depois aprendeu a profissão de barbeiro. Na sanfona está Luiz Rodrigues Ferreira, irmão de Bento, também barbeiro. Sentado vemos também o cliente Sr. Alberto Nunes.
Eram 4 irmãos barbeiros: Bento, Luiz, Vivaldi e José (Juquinha)
Bento Rodrigues Ferreira em 3 épocas diferentes. Nasceu em 07/04/1930 e faleceu em 13/05/2018. Proprietário da Barbearia São Jorge onde trabalhou por 11 anos. Depois transferiu sua barbearia para o Hotel Arrastão onde ficou por 13 anos. Por fim montou seu estabelecimento na Rua Oswaldo Cruz, onde ficou por mais 11 anos, até se aposentar.
Luiz Rodrigues Ferreira
Nascido em 17/08/1917 e falecido em 03/08/2003
CLIQUE NAS FOTOS
PARA AMPLIAR
José Viana Rodrigues Ferreira (Juquinha)
Teve uma barbearia na Rua Cel. Pereira Sobrinho, no Bairro do Porto, por 28 anos. Nasceu em 18/08/1915 e faleceu em 16/11/1995.
Vivaldi Rodrigues Ferreira Nasceu em 20/10/1919 e Faleceu em 13/06/1991
Rubens Marcelo de Lima
Aprendeu a profissão na Barbearia São Jorge. Já como profissional, trabalhou por um tempo em Muriaé e depois mudou-se para o Rio de Janeiro e exerceu a profissão de barbeiro no Bairro da Tijuca, até se aposentar. Hoje mora em Coronel Fabriciano.
Os 3 irmãos barbeiros
BARBEARIA DOS IRMÃOS
José Leal de Azevedo (1944)
56 anos de barbearia
Joel Leal de Azevedo (1946)
56 anos de barbearia
Luiz Américo de Azevedo (1957)
46 anos de barbearia
José César de Azevedo - “Zé do Béco”
Antigo barbeiro de Miradouro, pai de José, Joel e Luiz.
Luiz Américo de Azevedo
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
Zezinho e Joel com Alexandre de Oliveira, freguês desde os anos 1960 quando a barbearia era na Rua Barão do Monte Alto
Joel Leal de Azevedo
José Leal de Azevedo, Joel Leal de Azevedo e Luiz Américo de Azevedo aprenderam a profissão com o pai deles José César de Azevedo, o “Zé do Béco”, antigo barbeiro de Miradouro. Chegaram em Muriaé nos anos 1960 para trabalhar com o Sr. Antônio José Rabelo, da Barbearia Popular, na Praça João Pinheiro. A Barbearia dos Irmãos ficava na Rua Barão do Monte Alto e depois foi transferida para o Edifício Top Center, onde funciona até os dias atuais.
GÉLIO DE OLIVEIRA LEAL - Nascido em 1937 em Miradouro, aprendeu a profissão com o tio José César de Azevedo, o famosos "Zé do Béco". Veio trabalhar em Muriaé e montou sua barbearia na Praça João Pinheiro, onde ficou por 10 anos. Depois a barbearia passou a funcionar na Rua Santa Rita, onde ficou por 6 anos. Finalmente se transferiu para o Terminal Rodoviário, onde ficou por mais 35 anos. Gélio foi também Juizado de menores por 20 anos. Faleceu no dia 28 de dezembro de 2017.
JOAQUIM CABRAL DE OLIVEIRA
Natural de Santana de Cataguases mudou-se Com a família para Muriaé por volta de 1957, Exerceu a profissão de barbeiro na Rua Getúlio Vargas, ao lado da padaria do Sr Nicolino. Em 1970 mudou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou até o ano de 1982 quando voltou para Muriaé. Joaquim Cabral nasceu em 1913 e faleceu em 1997.
Prédio da Rua Doutor Alves Pequeno onde funcionava a Barbearia do Senhor José Quintana e a Alfaiataria de Miguel e Vicente Cascelli
ARLINDO INÁCIO DE CARVALHO
Sua barbearia funciona desde 1979 na Rua Coronel Pereira Sobrinho, 355 Porto.
Na barbearia sempre tem também um violão, uma sanfona e um pandeiro.
LUDOLFO COSTA
Nascido na zona rural de Miradouro no ano de 1 947, em 1966, aos 14 anos, iniciou as atividades de barbeiro, cortando cabelo dos empregados da fazenda onde vivia e trabalhava. No final de 1969, iniciou sua carreira em uma barbearia localizada no antigo Posto Franco, onde montou uma parceria com Sr. Zezinho, proprietário do local. Em janeiro de 1970, foi para Miradouro trabalhar na Barbearia do “Zé do Béco”, ficando por um ano, e saindo para a sociedade com Geraldo, parceiro que lhe acompanhou por alguns meses até que assumiu o negocio como único proprietário, vindo depois para Muriaé. Nestes mais de 20 anos de Muriaé, muitas amizades foram feitas, muitas gerações passaram por sua barbearia e muitos clientes ainda frequentam o local para um bom serviço e uma boa conversa. Antes de se aposentar, em 2020, sua barbearia funcionava na Praça Coronel Tibúrcio, na Barra, acompanhado do barbeiro Joaquim. Mesmo não se esquecendo das raízes miradourenses, adotou Muriaé como seu lar. Em 2017 recebeu o título de Cidadania Honorária pedido pelo Vereador Dr. José Carlos Alves Cerqueira.
JOSÉ DOMINGOS RIBEIRO
VICENTER FERREIRA DA SILVA FILHO
Sua barbearia fica na Avenida Constantino Pinto , na antiga residência da Dona Clélia Ticon Carneiro. Possui uma cadeira em formato de carrinho para atender as crianças.
ANTÔNIO JOSÉ DE FREITAS
Nascido em 1966, foi Barbeiro por alguns anos no Bairro São Cristóvão. Hoje é Pastor da Igreja Metodista Wesleana
JOANES LÚCIO
Atua na Barbearia OK, no Edifício Top Center, que foi de propriedade de Vicente Ferreira Gomes que se aposentou em 2017 após 61 anos na profissão.
(estamos com dificuldade de conseguir fotos do Vicente, quem puder ajudar mande uma mensagem)
Alguns objetos do acervo do Memorial Municipal de Muriaé: um Pulverizador de Álcool, doado por Lépido Carneiro, um Plissador de Bigodes, que servia para arredondar as pontas dos bigodes , que pertenceu a Luiz Trambaiolli e foi doado pelo Professor Luiz Gonzaga. Também há no acervo uma máquina de cortar cabelos manual e uma navalha.
BARBEARIA DO LUIZ - BARBEARIA BATE PAPO - matéria da TV Atividade de setembro 2015
bottom of page