top of page

Sapateiros



OCTACÍLIO PEREIRA 1903-1995
Ainda pequeno aprendeu o ofício de sapateiro em Mirai. Em 1935 muda-se para Muriaé. Foi também músico e ajudou a fundar a Banda União dos Artistas da qual seria maestro por 33 anos.
Sua SAPATARIA FORTALEZA ficava na Rua do Rosário, onde hoje funciona o Empório Lider.




SAPATARIA DO BATATINHA
Dos irmãos Geraldo Alves de Mattos e José Luiz Alves de Mattos (da esquerda para a direita, na foto acima).
Ficava na Rua Dr. Affonso Canêdo, no prédio dos Corrêa do Prado (foto ao lado com o Geraldo Batatinha na porta)
​
​
​
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR


AMBRÓSIO PINTO DA SILVA
Começou com uma pequena sapataria, em 1921, na Avenida Getúlio Vargas, onde mais tarde montaria uma fábrica de sapatos e que se transformaria na LOJA ITAQUI, que funciona até os dias atuais fornecendo variado material para sapateiros e capoteiros.



BATHOEL FERREIRA
Sua sapataria ficava na Rua do Rosário, próxima à Capela do Rosário.


ARAÇAGY COSTA BARROS
Mais conhecido como Seu Tozinho Sapateiro, foi um dos sapateiros mais conhecidos e requisitados de Muriaé.
Nascido em 22 de agosto de 1920, no bairro Porto, dedicou sua vida à família e á profissão de sapateiro, exercendo com zelo e competência essa bonita, mas difícil arte de “fabricar” calçados sob medida. Iniciou seu aprendizado com Sr. Bathoel cuja sapataria ficava na Rua do Rosário. Mais tarde, foi trabalhar na sapataria do Sr. Ambrósio Pinto da Silva (Loja Itaqui), onde conheceu a pespontadeira Maria Esmeralda Marques (irmã do Tenor Zaccaria Marques) que se tornou sua esposa. Casaram-se em 1944 e estabeleceram-se na Rua Tiradentes, 64 – Barra, onde também funcionava a oficina de calçados. Sr. Tozinho foi um verdadeiro artesão, confeccionava sapatos femininos de qualquer modelo, desde sandálias até o mais sofisticado Luis XV. Calçados de couro, pelica, napa, camurça, vaqueta, tecido, enfim, qualquer que fosse o material empregado, do mais simples ao mais nobre, era transformado em verdadeiras obras de arte, graças as suas mãos habilidosas e seu trabalho detalhista. Faleceu em 19 de junho de 2019 aos 98 anos.



