top of page

Museu Histórico José Henrique Hastenreiter

    O MEMORIAL MUNICIPAL DE MURIAÉ é composto de dois setores: o Museu Municipal José Henrique Hastenreiter e o Arquivo Histórico Municipal Manoel Fortunato Pinto.

     O acervo do MEMORIAL MUNICIPAL DE MURIAÉ começou a ser reunido em 1972, pelo Doutor Francisco Rogério de Castro, a fim de formar um museu para a Prefeitura Municipal de Muriaé.
   Em 1981 este acêrvo foi transferido à FUNDAÇÃO HENRIQUE HASTENREITER, que fora criada em 1975 por José Henrique Hastenreiter e seus irmãos. Esta Fundação funcionou até os anos 90 com o acêrvo bastante aumentado com doações da família Hastenreiter e de várias outras famílias ilustres da cidade. Neste período foram lançados 7 volumes da REVISTA DE HISTORIOGRAFIA MURIAEENSE, com artigos de vários intelectuais de Muriaé, contando a história do município.
  No fim dos anos 90 todo acêrvo reunido até então, foi transferido à LOJA MAÇONICA LABOR, FORÇA E VIRTUDE que depois, em 2002, o transferiu à Prefeitura Municipal quando passou a ser denominado MEMORIAL MUNICIPAL DE MURIAÉ. O acerco foi reorganizado e, em 2009, a instituição foi oficialmente criada por lei passando a englobar dois setores: o Museu e o Arquivo. 

    Atualmente o Memorial desenvolve vários projetos de ampliação e divulgação do acervo, entre eles a digitalização do acervo de jornais e a indexação das atas da Câmara Municipal do período de 1855-1910. O local é palco também de palestras, exposições, exibições de filmes sobre a história da cidade e mantém ações de visitas guiadas para a população estudantil. Tendo visitação média de 3.000 pessoas/ano, o acervo atual está bastante aumentado, principalmente no tocante a documentos e fotografias antigas, jornais que são adquiridos semanalmente e livros de autores muriaeenses.

Curtas filmados no Memorial Municipal

  • Patrimônio Cultural de Muriaé

bottom of page