top of page
Âncora 1
Biografias
MARIA AUXILIADORA DE FARIA 1922-2005
Dorinha fez o curso de magistério no Colégio Santa Marcelina. Professora da Escola Desembargador Canêdo e do Silveira Brum, foi Supervisora e depois Diretora da Escola Mário Macedo e Bias Fortes. Foi também Inspetora e Delegada Regional de Ensino. Publicou dois livros de poesias e um de história.
MARIA BRANDÃO LOBATO SILVA 1881-1959
Dona Marocas diplomou-se pela Escola Normal de São João D’El Rey e chegou em Muriaé em 1900 para ser professora das Escolas Singulares. Pioneira no Grupo Silveira Brum, ali lecionou por 21 anos. Fundou o Colégio Imaculada Conceição que funcionou no Rosário por 15 anos.
MARIA DE JESUS CARNEIRO GUIMARÃES 1907-1992
Dona Santinha Carneiro morou em Patrocínio do Muriaé e Belo Horizonte, voltando pra Muriaé em 1944. Acompanhava seu marido Antônio Salgado nas visitas como Vicentino. Em 1961 ela fundou a Casa da Menina onde permaneceu como presidente por 25 anos, sempre apoiada pela diretoria e Sr. Biloca.
MARIA DO CARMO CERQUEIRA DE CASTRO 1911-1998
Tia Filhinha formou-se professora no Colégio Santa Marcelina. Começou trabalhando na Escola Estadual Ribeirão Vermelho. Foi transferida para a Escola Dom Delfim e finalmente para a Escola Silveira Brum onde se aposentou como vice-diretora em 1993. Paralelamente se dedicava à Escola Santa Terezinha, que criou em 1948.
MÁRIO DE URURAHY MACEDO 1884-1960
O Professor Mário Macedo graduou-se em Odontologia no Rio de Janeiro. Em Muriaé exerceu esta profissão por algum tempo mas acabou cedendo à vocação de educador. Fundou em 1913 o Atheneu São Paulo que seria a origem do Colégio e da atual Escola São Paulo, há anos formando cidadãos.
MÁRIO INÁCIO CARNEIRO 1922-1986
Formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1955, Doutor Mário se consagrou como profissional exemplar em Muriaé. Um dos fundadores da Sociedade Médica de Muriaé onde foi presidente por 3 mandatos, diretor clínico do Hospital São Paulo e fundador da Casa de Saúde Santa Lúcia.
PADRE MAXIMINO BENASSATI 1890-1974
Ordenado em 1915 na Itália, chegou em Muriaé em 1938. Exerceu sua missão de bem entre os pobres do Porto, nas Capelas de Itamuri, São João, Santo Antonio, sem falar de seu trabalho diuturno no Hospital São Paulo. Criou o Pão de Santo Antônio, obra benemérita para alimentar os necessitados.
MURILO JOSÉ DE CARVALHO 1912-1976
Estudou no Intituto Grambery de Juiz de Fora. Em Muriaé trabalhou como Diretor de Obras da prefeitura por mais de 30 anos. Foi vistoriador da Caixa Econômica Federal e professor da Escola Olavo Tostes e Colégio José Eutrópio. Foi o primeiro diretor e fundador da Rádio Muriaé - ZYD2.
FALTA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA AQUI!
Vá ao Memorial Municipal de Muriaé e grave um depoimento sobre o seu antepassado que também construiu a história de nossa cidade. Se preferir você pode nos enviar a gravação ou a foto e as informações por email: museudomuriaeense@gmail.com
bottom of page